quarta-feira, 13 de novembro de 2013

"Vida de Pregação"

"Uma imagem vale mais do que mil palavras!"
Ta aí, um ditado popular que provavelmente todos já tenham ouvido desde a infância e que, quando falamos da missão de Evangelizar, torna-se direto a cada um de nós.
É natural de todos, principalmente de nossos jovens, que ao iniciarem uma vida de caminhada da Igreja, seja em um Grupo de Oração, Grupo de Jovens, Movimentos e Pastorais, uma admiração pela figura do pregador, do palestrante e até mesmo do Sacerdote, pela sabedoria e delicadeza que, em sua grande maioria, utilizam nas palavras. De primeiro momento nasce em cada um uma sede em adquirirmos tamanho dom e tamanha capacidade de por meio das palavras anunciarmos a Boa Nova.
Com os anos de caminhada vamos amadurecendo a nossa fé e descobrimos que o dom de Deus é distribuído conforme Sua vontade e a necessidade de cada um, e muitas vezes aquilo que desejamos não é o que Deus tem preparado pra nós, e é aí que vemos a beleza da fé.
Antes de subir ao Pai, Jesus Cristo foi direto e objetivo na missão deixada aos apóstolos e todos que se dedicam a Evangelização: "Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado." Marcos 16, 15 - 16
Jesus utiliza de uma linguagem direta e centrada, sem subterfúgios, onde a mensagem de Macos que acabamos de ver é direcionada diretamente de forma pessoal, um a um, a cada discípulo e
consequentemente a cada um de nós: Ide!
Se Cristo tivesse utilizado o termo "Vão" toda essa mensagem não teria o mesmo peso que tem. "Vão" seria uma forma indireta, voltada a um grupo, ou seja, poderiam utilizar do pretexto de que se não estivessem todos juntos não seria capaz anunciar a Boa Nova, um espírito de falsa dependência na missão.
A ordem de Jesus é direta e atinge em cheio cada um dos discípulos, que logo se dispersam pelo mundo em Evangelizar, cada qual fortalecido pelo Espírito de Deus e na certeza de estarem realizando a Vontade do Pai.
Cientes de nossa missão em levar a Boa Nova e amadurecidos na fé, qual será a melhor pregação a realizarmos?
Se olharmos para toda a história da Igreja veremos grandes homens e mulheres que descobriram o
verdadeiro sentido da missão e a forma de se realizar a mais perfeita pregação, cada qual com o dom que lhe é concedido.
No livro dos Atos dos Apóstolos, cap 2, ver 14 seguintes, vemos pelo meio das palavras no discurso de Pedro uma pregação realizada à luz do Espírito Santo, que com palavras simples atingiu a aproximadamente 3 mil pessoas. De forma semelhante mas com linguagem mais teológica, as cartas e epístolas Paulinas, por meio da pregação escrita, foram as maiores propagadoras do Evangelho nos primeiros séculos do Cristianismo, inspirando grandes Pais da Igreja e cristãos da antiguidade.
Porém, se olharmos para toda a história da Igreja de Cristo veremos que de diferentes
formas muitos atingiram multidões e os levaram a um encontro com Deus por meio da pregação que lhe foi confiada por dom. Figuras marcantes pela sabedoria e conhecimento, como Santo Agostinho de Hipona, Santo Tomás de Aquino, São Boaventura, São Jeronimo, entre outros, destacaram-se pelos escritos e riquezas teológicas deixadas à Igreja, riquezas que se conservam e são visíveis ainda hoje. Pela sabedoria e dom de anunciar por meio dos textos, expandiram a mensagem de Cristo por todo o mundo e deixaram suas marcas na
história.
Por outro lado, encontramos grandes personagens como Santo Antonio de Pádua, São Francisco Xavier, São José de Cupertino, São João Bosco, entre outros, que pelo dom da Palavra se destaram pelas belas pregações verbais, pela sábia interpretação do Evangelho e forma de anunciar esta mensagem. Por meio de suas pregações foi possível expandir a Mensagem de Cristo e proporcionar uma experiência em Deus para muitos que paravam para ouvir a apreciar suas palavras, cada qual em seu século.
Olhando ainda mais, vemos corajosos pregadores que ficaram marcados pela vida, como São Maximiliano Kolbe, Santo Inácio de Antioquia, São Sebastião, dentre tantos outros que, por meio do martírio, apresentavam uma pregação marcada pelo sangue que, como disse Tertuliano nos primeiros séculos: "O sangue dos mártires é semente de novos cristãos!"
Enfim, chegamos àqueles dos quais fizeram da vida uma pregação. Não tinham conhecimento teológico, não foram martirizados, não eram grandes pregadores mas, pela vida e imagem que apresentavam deixavam marcado nos corações das pessoas a beleza do Evangelho. Nos encontramos aí com figuras como Santa Terezinha do Menino Jesus, Santa Rita de Cássia e claro, meu amado pai espiritual, São Francisco de Assis, que com a simplicidade e humildade conseguiram tornar da vida a mais perfeita pregação. São figuras históricas como estas que deixaram uma marca eterna na história da Igreja, marca gravada pela humildade com que cada um abraçada a vida em Cristo.
Olhando para todos esses diversos "gigantes" da fé tomamos para a nossa vida de missão o verdadeiro sentido da pregação vivida, da evangelização. Infelizmente ainda vemos um grande número de missionários preocupados muito mais em falar bonito do que em apresentar uma vida bonita. São "bons" pregadores, mas dentro de casa se rebelam contra a família. São conhecidos pela pregação, mas quando patrões, tratam seus funcionários com espírito de escravidão. Falam bonito em um microfone, mas torna-se estátuas incapazes de desejar um bom dia a quem encontrar.
Cristo não somente nos apresenta a verdadeira forma de evangelizar, mas também é claro ao dizer que "Nem todo aquele que me diz: Senhor, Senhor, entrará no Reino do céus, mas sim aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus." Mt 7, 21. Deus pouco se preocupará para quantas pessoas e em quantos lugares pregamos com palavras, mas sim, em quantos momentos da nossa vida fomos espelhos do Evangelho.
Enfim, se quisermos realizar a vontade de Deus e levarmos a Boa Nova ao conhecimento de todos, façamos da nossa vida uma pregação e não somente as nossas palavras. Como dizia São Francisco de A
ssis: "Pregue o Evangelho a todo momento e, se preciso, use palavras!"

Paz e Bem!
Halyson Antonio Salvego
Missão Jesus de Monte Alverne - "Onde houver erros que eu leve a Verdade!"
Paróquia Nossa Senhor Aparecida - Quatiguá/PR
Diocese de Jacarezinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares