quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

"Um Deus aos nossos olhos"

"Onde está o Senhor?"
Eis aí irmãos, uma pergunta que não somente eu, mas que muitos de nós já fizemos ao decorrer da vida, principalmente nos momentos de provações e dificuldades.
Vivemos em um tempo onde o acúmulo de tarefas e informações muitas vezes tem ofuscado nossas visão, impedindo-nos de enxergar até mesmo aquilo que está frente aos nossos olhos.
Trabalho, estudos, vida social e tudo mais tem tomado a maior parte da vida do ser humano, fazendo até mesmo com que nossos anos passem quase que despercebidos.
Sabe, é percebendo toda a atual correria da sociedade que podemos perceber uma certa carência de santos e santas do século XXI, o ser humano parece não ter mais um tempo importante pra Deus, e quando o tem, utiliza do pouco que lhe sobra.
Vejamos como a santidade no início do cristianismo até o decorrer do século XVI era não somente um anseio de muitos, mas chegava a se tornar habitual a convivência entre os santos, que encantavam e atraíam muitos pelo exemplo.
Seria isso o fato da ausência de tantas informações e a simplicidade da época?
Certamente a tranquilidade da época era forte auxílio para se alcançar tamanha graça, porém, o que realmente levava tantos homens e mulheres a chegarem a santidade era algo chamado "foco"!
Por mais carente que fossem aqueles tempos, os afazeres sempre existiram na vida das pessoas, porém, o grande diferencial daquela santa geração para com esta que vivemos é o fato de, focando a vida no Senhor, seus objetivos era santos e verdadeiros.
Onde foram parar esses objetivos nos dias atuais?
Onde está focada a população?
Infelizmente a grande parte dos sonhos atuais estão ligados a um meio financeiro, a conquistas profissionais, bens de consumo, status e tantas ofertas que os meios de comunicação apresentam. O objetivo de se encontrar com o Senhor fica escondido basicamente em um hora de Missa Semanal, isso é, quando ainda esta resta.
Jamais o fato de criarmos sonhos profissionais e profissionais será pecado, o ser humano nasceu para a vitória e esta deve ser humana e espiritual. Aquele que não procurar vencer neste mundo dificilmente construirá sonhos espirituais. Vejamos São Francisco de Assis, que antes de sua vida espiritual sonhava e lutava para se tornar um grande guerreiro, São Roque se formou em medicina em meados do século XVI e tantas outras figuras de destaque na história da Igreja lutaram por seus objetivos neste mundo, porém, com uma pequena diferença.
Irmãos, o mal jamais estará em fazer e buscar estas coisas, mas sim, na forma com a qual utilizamos para alcançá-las. Os santos tornaram-se santos não porque deixaram de fazer aquilo que todas as pessoas comuns fazem, mas sim porque aprenderam a fazer tudo aquilo com amor, ou seja, focados em Deus. Quando colocamos Deus no centro de nossos objetivos, sejam quais forem, começaremos a tomar atitudes e lutar pelos sonhos por meio do amor, conquistando com amor. Já dizia Santa Terezinha: "Acima de tudo o amor."
Lutar por um sonho ou por uma vitória por amor é lutar por gratidão, e não por ambição, é correr atrás das metas sem precisar passar por cima do irmão ou de quem estiver ao redor, é caminhar com os olhos fitos no Senhor e não nas afrontas.
Visto tudo o que vimos, novamente retornar a pergunta, com maior clareza: "Onde está o Senhor?"
Irmãos, longe de ser um Deus distante, o Senhor apresenta-se com um Deus aos nossos olhos estando em tudo aquilo que vivemos e convivemos. Percebemos que o que cobre a nossa visão e impede-nos de O enxergar não é o fato de fazermos as coisas e os afazeres diários, mas sim a ausência do amor naquilo que fazemos.
O Senhor está nas obras da criação, nos animais e nas plantas como via com amor Francisco de Assis. O Senhor está na sabedoria e no amor aos estudos como dizia Tomás de Aquino. Está na Palavra Pregada como amava Antonio de Pádua. Visivelmente pelo amor, está em mim, em nós e cada ação diária.
Em qual ponto de minha vida ainda me falta o amor para que possa enxergar o Senhor?
Fica uma pergunta no ar par que possamos juntos refletir e aproximar nossa vida da essência de Deus, do amor.

Paz e Bem!
Halyson RCC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares